quarta-feira, 16 de março de 2011

Boas vindas aos visitantes deste novo Blog

Bem vindos (as) ao blog “Identidade e Redes Sociais”.

Este é um espaço aberto para comentários, questionamentos, discussões e propostas sobre a pesquisa que venho realizando conjuntamente com o Prof. Benedito R. dos Santos sobre a relação entre as Redes Sociais da Internet e a Identidade do Homem Contemporâneo. Esta investigação tem como objetivo explorar como se constrói as identidades nas redes sociais, bem como a relação entre estas identidades e a vida das pessoas na atualidade. Nesse sentido, este Blog visa à livre expressão das pessoas a respeito dos possíveis impactos dessas Redes no que concerne às relações interpessoais, difusão do conhecimento, mobilização social, democracia e, principalmente, sobre as peculiaridades da construção da identidade pessoal e dos grupos que permeiam essas Redes.  

Portanto, sintam-se à vontade para postar comentários, observações, opiniões pessoais, links, etc., que estejam relacionados a essa temática .
Vale ressaltar que este é um tema relativamente novo e que já existem pesquisas similares a que aqui sugerimos, no entanto, pode-se perceber que ainda não foi possível apreender a esse fenômeno Contemporâneo em sua totalidade, devido à sua inerente complexidade e a transformação constante das múltiplas modalidades de uso que as redes permitem.  

Desde já, muito obrigado pela sua visita.

Aguardo a sua colaboração, a opinião dos usuários é muito importante para ajudar a coopreender esse fenômeno.

Um forte abraço a todos

Gabriel

3 comentários:

  1. Gabriel parabéns pela pesquisa em curso.
    Minha opinião:
    Na contemporaneidade, pelo que observo, a questão do "Ser ou não ser..." ficou ainda mais complexa!
    Respostas?
    Havemos de iniciar as buscas e fluir no tempo que oferecerá o necessário distanciamento para uma visão mais clara acerca do objeto.
    Não há o que esperar porque sabemos: “Quem Sabe Faz a Hora, Não Espera Acontecer!”
    Pesquisas nessa área são inerentes às conexões em Redes e certamente deverão atingir extensão e complexidade inimagináveis.
    Participar e refletir em Redes constitui um processo que é gratificante e necessário - afinal somos todos nós ou nodos, parte do todo.
    Desejo-lhe sucesso e muita contribuição compartilhada.
    Wander Sena

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Wander.

    Realmente a questão do famoso “Ser ou não Ser” há adquirido uma enorme complexidade na atualidade. Não que antes não a tivesse, mas é que hoje em dia convivemos diariamente com os fluxos constantes de informação e com transformações permanetes em uma verdadeira Rede, onde a conectividade nos possibilita ir além do que consideramos como possível. Nesse sentido, houve realmente uma “expansão do nosso EU”, característica da pós-modernidade que ainda não compreendemos bem.

    Estou de acordo contigo no que diz respeito aos nós, nodos ou as partes do todo que somos nós em meio a essa imensa Rede. Sobre essa questão, foi muito interessante o comentário que me foi feito pelo prof. Benedito outro dia desses: “Não podemos esquecer-nos das pessoas que estão por detrás dessa Rede”. Eu achei fantástico porque esse comentário me fez repensar no que havia postado anteriormente neste espaço: “... as Redes são os principais protagonistas neste contexto”. Na verdade, acho que essa afirmação deveria ser refeita da ou seguinte maneira: “as Redes são o meio propulsor das transformações que vem ocorrendo e as pessoas são os principais protagonistas dessas mudanças”. No entanto, conhecemos muitas das mudanças provocadas pelas Redes ou nas Redes, mas não conhecemos bem que mudanças essas Redes provocaram nas pessoas.

    Isso é uma verdadeira incógnita...

    Obrigado mais uma vez pelo aporte Wander, vamos continuar a debater sobre esse processo. Bem vindo a esse espaço.

    ResponderExcluir
  3. Gabriel,

    estou pesquisando um pouco esse tema por conta de um seminário que preciso apresentar na universidade e também me interesso bastante pelo tema. Meu tema é justamente sobre a construção das Identidades e as Redes Sociais e acabei achando teu blog. Como anda tua pesquisa? Esse tema é bastante complexo e a rede apresenta várias e várias posições sobre o tópico, que levam desde os avatares utilizados para identificação pessoal até os casos de mobilização social e democracia na recente Primavera Árabe... o que você tem descoberto até então?

    abraço,

    Jéssica Nacci.

    ResponderExcluir